Serviço Público Legal
Já ouvi muitas pessoas falando mal dos órgãos públicos, sobre o quanto os servidores públicos são acomodados ou os gestores não são qualificados, porém, por trabalhar durante doze anos como servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho (dez anos na 4ª Região – RS e dois anos na 1ª Região – RJ) sei que a realidade não é essa. Existem muitas pessoas interessadas e comprometidas em tornar o serviço público cada vez melhor.
O que e como fazer?
O que podemos fazer para melhorar a nossa imagem na sociedade?
Como podemos qualificar ainda mais nosso trabalho?
Como podemos aproveitar ao máximo o potencial dos nossos servidores, gestores e instrutores?
Minha proposta de trabalho tem duas linhas principais:
Gestores
Instrutores
Aos gestores são exigidas muitas qualificações. Além do amplo conhecimento técnico, habilidades em organizar e distribuir o trabalho, gerenciar as pessoas e os conflitos, ter uma equipe coesa, motivada e produtiva. São muitas responsabilidades. A sua atuação interfere na produtividade da unidade, no atendimento e no clima organizacional. Os gestores são peças fundamentais na Instituição.
Já os instrutores são os que disseminam o conhecimento a toda a instituição. Quanto mais suas aulas são qualificadas, melhores serão os resultados que atingirão com seu processo de ensino e aprendizagem.
A força dos profissionais
Gestores e professores... ambos à frente de muitas pessoas, com poder de proporcionar mudanças positivas no trabalho e na vida.
Treinamentos
Podem ser realizados nas modalidades presenciais, a distância ou híbrida*.
Aulas Presenciais
Vantagens
Conexão entre os participantes.
Atividades práticas em grupo.
Maior concentração de energia (que amplia o aprendizado).
Técnicas e dinâmicas de grupo.
Treinamentos de curta duração ou com carga horária concentrada são bons, porém, quando o processo de desenvolvimento possui uma continuidade os resultados podem ser ampliados em 80%.
* Encontros mensais presenciais com aulas on line durante as semanas tem um ótimo resultado.
Aulas On-line
Plataroma EAD Avaloki
Dois formatos
Aulas gravadas.
Estilo conferência, com hora marcada.
Vantagens
Aprofundamento de questões, reflexões, discussões.
Organização do pensamento através da escrita.
Participação obrigatória de todos em fóruns de discussões.
Cada participante pode assistir as aulas gravadas nos horários que lhe convier.
Sem custo de diárias para os servidores que moram em local distante da sede do curso.
Custo menor (curso, diárias e deslocamento de servidores).
Temas
Turmas
Metodologiadas Aulas
Avaliação
Sugestões de Temas
Aprimoramento Gerencial
OBJETIVOS
Aprimorar os processos ou solucionar os problemas que os gestores participantes da oficina apresentarem. Partindo da prática gerencial atual, busca-se o desenvolvimento e a melhoria dos procedimentos, processos, organização do trabalho e/ou gestão de pessoas.
O foco da oficina é encontrar novas soluções, novos rumos e implementá-los, a fim de verificar sua eficácia ou realizar novos ajustes.
1. Juntando a prática com a teoria O que melhorar? Aprimorar? Tenho algum problema para solucionar?
2. Diagnóstico Situação atual. Situação desejada.
3. Preparação* Encontrando soluções eficazes; (Re)conhecendo a equipe; Distribuição de tarefas; Delegação; Reuniões; Resolução de conflitos; Enfrentamento de crises; Resiliência; Relacionamento interpessoal; Comunicação assertiva; Feedback; Elogio; Motivação; Desenvolvimento de equipes; Líder Coach; Gestão da Mudança
4. Ação Colocando a teoria em prática.
5. Resultados Avaliação dos resultados.
*Assuntos serão definidos de acordo com as questões trazidas pelos gestoresAo final do treinamento, os participantes deverão ter definido e colocado em prática novas estratégias de procedimentos, processos, organização ou gestão em suas unidades e avaliado os resultados desta implantação.
Inteligência Emocional no Trabalho
OBJETIVOS
Oportunizar aos servidores reconhecer novas formas de lidar com emoções, mudanças ou conflitos internos e externos, para construir uma vida pessoal e profissional com mais significado e propósito; com uma nova forma de olhar, de agir e interagir, obter melhoria na qualidade de vida e, principalmente no trabalho e ampliar o autoconhecimento para atingir uma vida plena e feliz para si e para os outros.
1. Inteligência emocional O que é? Como desenvolvê-la?
2. Motivação/intencionalidade Quais são meus motes? O que me move?
3. Emoções O que são? Como transformá-las?
4. Autoconhecimento Das ações e pensamentos; Conhecer a si para conhecer o outro.
5. Meditação Pode me ajudar a ter Inteligência Emocional?
6. Ambiente de trabalho O que causa um ambiente de trabalho saudável?
7. Relacionamento interpessoal Plantar/cultivar/colher bons relacionamentos.
8. Mudanças Como lidar com as mudanças?
9. Qualidades Desenvolvimento de qualidades.
10. Importância/significado Estabelecimento de prioridades.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter apreendido e vivenciado métodos para lidar melhor com as emoções, desenvolvendo assim, sua inteligência emocional.
Comunicação Assertiva Relacionamento Interpessoal
OBJETIVOS
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para aprimorar a comunicação interpessoal, a fim de melhorar os processos de trabalho e os relacionamentos.
1. Propósito da comunicação Comunicação consigo, com o outro e com o universo.
2. Tipos de comunicação Verbal, escrita, não verbal.
3. As partes da comunicação Eu – Outro – Mensagem Quem comunica? Para quem? O que? Quando? Como?
4. Relacionamento interpessoal
Eu – Outro – Relação. 4.1 Eu Autoconhecimento; Motivação; Desenvolvimento de qualidades. 4.2 Outro Expectativas x Aceitação; Emoções subjacentes. 4.3 Relação Formas de interação; Comunicação x Ouvir; Feedback; Elogio; Métodos para melhorar o relacionamento interpessoal.Ao final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos para melhorar a sua comunicação e o relacionamento interpessoal.
Organização do Trabalho e Administração do Tempo
OBJETIVOS
Dotar os treinandos de ferramentas de organização do trabalho, administração do tempo e planejamento, a fim de otimizar os procedimentos, o tempo e melhorar o ambiente de trabalho e o relacionamento interpessoal.
1. Organização do trabalho Distribuição de Tarefas; Organização do ambiente; Otimização de procedimentos.
2. Planejamento Diário/Semanal/Mensal/Anual; Valores e metas; Reflexão/planejamento/foco.
3. Administração do tempo Ferramentas; Prioridades; Informações; Arquivos/registros; Técnica LAR; Compromissos; Atendimentos; Interrupções; Tarefas; Prazos; Delegação; Pendências.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos de organização do trabalho, planejamento e administração do tempo.
Desenvolvimento de Competências
OBJETIVOS
Oportunizar aos servidores a reflexão sobre objetivos e metas pessoais e, principalmente, profissionais; definir a competência pessoal necessária para o atingimento destes objetivos e metas, elaborar planos de ação e de contingências e desenvolver a competência escolhida.
1. Foco Reflexão e definição de objetivos e metas; Definição da competência a ser desenvolvida.
2. Ação Elaboração do Plano de Ação para o desenvolvimento da competência; Reflexão sobre possíveis obstáculos; Elaboração de um plano de contingência.
3. Hábito Plano de ação em prática; Avaliação dos resultados.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter desenvolvido a competência definida..
Instrutores e Multiplicadores
OBJETIVOS
Oportunizar os servidores que atuam como instrutores e/ou multiplicadores a atingirem a excelência na sua atuação em sala de aula.
1.Planejamento Escolha do tópico; Definição dos objetivos; Elaboração do plano de aula; Metodologia de ensino; Formas de aprender; Fases da aprendizagem; Materiais pedagógicos; Power Point.
2. Execução Organização da sala; Administração do tempo; Contexto; Acordos; Imprevistos; Estilos de alunos; Dinâmicas.
3. Avaliação Foco da avaliação: - Alunos; - Instrutor; - Plano de aula; - Desenvolvimento da aula.
Tipos de avaliação: - Reação; - Aprendizagem; - Comportamento; - Resultado.
Processo de melhoria contínua.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter elaborado ou aprimorado seu plano de aula, aprendido técnicas para que sua atuação atinja um grau de excelência e definido as formas de avaliação e revisão dos seus cursos.
Preparação para Aposentadoria
OBJETIVOS
Oportunizar aos servidores que estejam próximos a se aposentar autorreflexão e discussão sobre os vários aspectos que envolvem a aposentadoria, bem como sobre as diversas áreas da sua vida, valores, seus propósitos e visão de futuro, viabilizando um desligamento da Instituição com qualidade, ou seja, preparado para essa nova etapa, tão importante na vida do servidor.
1. Reflexão Autoconhecimento e ampliação da visão sobre as diversas áreas da vida, os diversos aspectos que influenciam a fase de transição. 1.1 Áreas da vida 1.4 Talentos 1.2 Valores 1.5 Resgate dos sonhos 1.3 Necessidades 1.6 Atividades 1.7 Propósito
2. Análise Compilação das reflexões, para uma análise conjunta e a tomada de decisão dos rumos da nova vida, após a aposentadoria.
3. Ação Elaboração de um plano de ação para implementação dos objetivos almejados.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter elaborado o planejamento para ser implementado após a aposentadoria.
Planejamento Estratégico da Unidade
OBJETIVOS
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para elaborar o planejamento estratégico da unidade, através de processos de reflexão da equipe sobre os valores, propósitos e visão de futuro da unidade, viabilizando o estabelecimento de objetivos e metas de longo prazo, na busca do aperfeiçoamento dos procedimentos, das relações, da produtividade com consequente melhoria da qualidade de vida no trabalho.
1. Planejamento estratégico Conceito; Especificidades do planejamento estratégico da unidade.
2. Missão, visão e valores
3. Análise de cenários Análise SWOT; Mapeamento das áreas da Unidade.
4. Objetivos e metas Definição dos objetivos e metas para cada uma das áreas.
5. Indicadores Mensurando o cumprimento de objetivos.
6. Projetos Desdobramento dos objetivos e metas em planos de ação; Definição de prazos e responsáveis.
7. Análise de riscos Compreender e analisar possíveis obstáculos externos e internos, com enfoque na solução: - Resistência à mudança; - Limitação dos sistemas; - Dificuldades de compreensão; - Ruídos na comunicação; - Necessidade de capacitação; - Expectativas inadequadas; - Ausência de cooperação. - Compatibilizando estratégias e a realidade da Organização.
8. Acompanhamento Definição da periodicidade e metodologia da revisão e avaliação do Planejamento. Estratégico.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter elaborado o planejamento estratégico de sua unidade de trabalho.
Atendimento ao Público
OBJETIVOS
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para melhorar o atendimento ao público e, consequentemente, a prestação jurisdicional.
1.Aprendendo com os erros e acertos Análise de casos de atendimentos ruins e de sucesso.
2. Desmembrando o atendimento O eu, o outro, o pedido, a resposta. 2.1 Eu Autoconhecimento; Motivação; Desenvolvimento de qualidades. 2.2 Outro Expectativas x Aceitação; Emoções subjacentes. 2.3 Pedido Escuta ativa. 2.4 Resposta Comunicação assertiva
3. As etapas do atendimento Introdução; Atendimento; Fechamento.
4.Atendimento de excelência na prática Exercícios práticos.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos para melhorar o atendimento ao público.
Capacitação de Novos Gestores
OBJETIVOS
Capacitar servidores para assumirem cargos de gestão, desenvolvendo competencias de liderança, organização, comunicação e relacionamento interpessoal.
1. Liderança Motivação do líder; Competências necessárias; Estilos de liderança; Possíveis papéis desempenhados pelo líder (coach, professor, mentor, consultor).
2. Organização do trabalho (Re)conhecendo a equipe; Divisão de tarefas; Delegação x maturidade; Reuniões eficazes; Avaliação de desempenho.
3. Comunicação assertiva Feedback; Elogio; Discordâncias.
4. Relacionamento 360° (subordinados, superiores, pares e clientes); Resolução de conflitos; Enfrentamento de crises.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter definido e colocado em prática novas estratégias de procedimentos, processos, organização ou gestão em suas unidades e avaliado os resultados desta implantação.
Gestão de Conflitos
OBJETIVOS
Oportunizar aos servidores reconhecer novas formas de lidar com conflitos internos e externos, para construir uma vida pessoal e profissional positiva, bem como, um ambiente de trabalho harmônico e produtivo.
1. O que é um conflito? Conflito interno X conflito externo. 2. Como enxergamos o conflito? Eu, o outro e o mundo x o conflito. 3. Qual o custo de não administrar o(s) conflito(s)? Análise dos riscos do conflito. Motivação para lidar com o conflito. 4. Conflitos podem ser bons? Tirar proveito de conflitos produtivos. Eliminar conflitos desnecessários. 5. Qual a melhor forma de administrar um conflito? Identificação do conflito no momento em que ele surge. Evitar o aumento ou explosão do conflito. Estudo de casos concretos. Exercícios práticos para a gestão de conflitos.
Ao final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e vivenciado métodos para identificar os conflitos, bem como ter a motivação e a habilidade para administrá-los.