Para Você
#customizado
Os assuntos são customizados sob medida para a necessidade da instituição, conforme o conhecimento e as habilidades prévias dos participantes. Mescle temas e desenvolvemos o treinamento com todas as especificidades.Com a Sua Cara
#criado
Tem uma demanda específica e não encontra curso? Precisa de resultados sobre um tema em foco? Temos a solução! Criamos o curso que você precisa. focado nos resultados que almeja alcançar. Fale conosco, temos sempre algo para você.Do Seu Jeito
#formato
Precisa de curso presencial, temos! Curso On-line? Ok! Do jeito que precisar, temos uma opção para você, pode ser Presencial, On-line, ou até Híbrida. A carga horária também pode ser adaptada e inclusive o tamanho das turmas pode ser moldado à sua necessidade.Sugestões de Cursos
Aprimoramento Gerencial
Aprimorar os processos ou solucionar os problemas que os gestores participantes da oficina apresentarem. Partindo da prática gerencial atual, busca-se o desenvolvimento e a melhoria dos procedimentos, processos, organização do trabalho e/ou gestão de pessoas.
O foco da oficina é encontrar novas soluções, novos rumos e implementá-los, a fim de verificar sua eficácia ou realizar novos ajustes.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter definido e colocado em prática novas estratégias de procedimentos, processos, organização ou gestão em suas unidades e avaliado os resultados desta implantação.
1. Juntando a prática com a teoria O que melhorar? Aprimorar? Tenho algum problema para solucionar?
2. Diagnóstico Situação atual. Situação desejada.
3. Preparação* Encontrando soluções eficazes; (Re)conhecendo a equipe; Distribuição de tarefas; Delegação; Reuniões; Resolução de conflitos; Enfrentamento de crises; Resiliência; Relacionamento interpessoal; Comunicação assertiva; Feedback; Elogio; Motivação; Desenvolvimento de equipes; Líder Coach; Gestão da Mudança
4. Ação Colocando a teoria em prática.
5. Resultados Avaliação dos resultados.
*Assuntos serão definidos de acordo com as questões trazidas pelos gestoresInteligência Emocional no Trabalho
Oportunizar aos servidores reconhecer novas formas de lidar com emoções, mudanças ou conflitos internos e externos, para construir uma vida pessoal e profissional com mais significado e propósito; com uma nova forma de olhar, de agir e interagir, obter melhoria na qualidade de vida e, principalmente no trabalho e ampliar o autoconhecimento para atingir uma vida plena e feliz para si e para os outros.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter apreendido e vivenciado métodos para lidar melhor com as emoções, desenvolvendo assim, sua inteligência emocional.
1. Inteligência emocional O que é? Como desenvolvê-la?
2. Motivação/intencionalidade Quais são meus motes? O que me move?
3. Emoções O que são? Como transformá-las?
4. Autoconhecimento Das ações e pensamentos; Conhecer a si para conhecer o outro.
5. Meditação Pode me ajudar a ter Inteligência Emocional?
6. Ambiente de trabalho O que causa um ambiente de trabalho saudável?
7. Relacionamento interpessoal Plantar/cultivar/colher bons relacionamentos.
8. Mudanças Como lidar com as mudanças?
9. Qualidades Desenvolvimento de qualidades.
10. Importância/significado Estabelecimento de prioridades.
Comunicação Assertiva e Relacionamento Interpessoal
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para aprimorar a comunicação interpessoal, a fim de melhorar os processos de trabalho e os relacionamentos.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos para melhorar a sua comunicação e o relacionamento interpessoal.
1. Propósito da comunicação Comunicação consigo, com o outro e com o universo.
2. Tipos de comunicação Verbal, escrita, não verbal.
3. As partes da comunicação Eu – Outro – Mensagem Quem comunica? Para quem? O que? Quando? Como?
4. Relacionamento interpessoal
Eu – Outro – Relação. 4.1 Eu Autoconhecimento; Motivação; Desenvolvimento de qualidades. 4.2 Outro Expectativas x Aceitação; Emoções subjacentes. 4.3 Relação Formas de interação; Comunicação x Ouvir; Feedback; Elogio; Métodos para melhorar o relacionamento interpessoal.Organização do Trabalho e Administração do Tempo
Dotar os treinandos de ferramentas de organização do trabalho, administração do tempo e planejamento, a fim de otimizar os procedimentos, o tempo e melhorar o ambiente de trabalho e o relacionamento interpessoal.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos de organização do trabalho, planejamento e administração do tempo.
1. Organização do trabalho Distribuição de Tarefas; Organização do ambiente; Otimização de procedimentos.
2. Planejamento Diário/Semanal/Mensal/Anual; Valores e metas; Reflexão/planejamento/foco.
3. Administração do tempo Ferramentas; Prioridades; Informações; Arquivos/registros; Técnica LAR; Compromissos; Atendimentos; Interrupções; Tarefas; Prazos; Delegação; Pendências.
Desenvolvimento de Competências
Oportunizar aos servidores a reflexão sobre objetivos e metas pessoais e, principalmente, profissionais; definir a competência pessoal necessária para o atingimento destes objetivos e metas, elaborar planos de ação e de contingências e desenvolver a competência escolhida.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter desenvolvido a competência definida..
1. Foco Reflexão e definição de objetivos e metas; Definição da competência a ser desenvolvida.
2. Ação Elaboração do Plano de Ação para o desenvolvimento da competência; Reflexão sobre possíveis obstáculos; Elaboração de um plano de contingência.
3. Hábito Plano de ação em prática; Avaliação dos resultados.
Instrutores e Multiplicadores
1. Planejamento estratégico Conceito; Especificidades do planejamento estratégico da unidade.
1.Planejamento Escolha do tópico; Definição dos objetivos; Elaboração do plano de aula; Metodologia de ensino; Formas de aprender; Fases da aprendizagem; Materiais pedagógicos; Power Point.
2. Execução Organização da sala; Administração do tempo; Contexto; Acordos; Imprevistos; Estilos de alunos; Dinâmicas.
3. Avaliação Foco da avaliação: - Alunos; - Instrutor; - Plano de aula; - Desenvolvimento da aula.
Tipos de avaliação: - Reação; - Aprendizagem; - Comportamento; - Resultado.
Processo de melhoria contínua.
1. Planejamento estratégico Conceito; Especificidades do planejamento estratégico da unidade.
1.Planejamento Escolha do tópico; Definição dos objetivos; Elaboração do plano de aula; Metodologia de ensino; Formas de aprender; Fases da aprendizagem; Materiais pedagógicos; Power Point.
2. Execução Organização da sala; Administração do tempo; Contexto; Acordos; Imprevistos; Estilos de alunos; Dinâmicas.
3. Avaliação Foco da avaliação: - Alunos; - Instrutor; - Plano de aula; - Desenvolvimento da aula.
Tipos de avaliação: - Reação; - Aprendizagem; - Comportamento; - Resultado.
Processo de melhoria contínua.
Planejamento Estratégico da Unidade
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para elaborar o planejamento estratégico da unidade, através de processos de reflexão da equipe sobre os valores, propósitos e visão de futuro da unidade, viabilizando o estabelecimento de objetivos e metas de longo prazo, na busca do aperfeiçoamento dos procedimentos, das relações, da produtividade com consequente melhoria da qualidade de vida no trabalho.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter elaborado o planejamento estratégico de sua unidade de trabalho.
1. Planejamento estratégico Conceito; Especificidades do planejamento estratégico da unidade.
2. Missão, visão e valores
3. Análise de cenários Análise SWOT; Mapeamento das áreas da Unidade.
4. Objetivos e metas Definição dos objetivos e metas para cada uma das áreas.
5. Indicadores Mensurando o cumprimento de objetivos.
6. Projetos Desdobramento dos objetivos e metas em planos de ação; Definição de prazos e responsáveis.
7. Análise de riscos Compreender e analisar possíveis obstáculos externos e internos, com enfoque na solução: - Resistência à mudança; - Limitação dos sistemas; - Dificuldades de compreensão; - Ruídos na comunicação; - Necessidade de capacitação; - Expectativas inadequadas; - Ausência de cooperação. - Compatibilizando estratégias e a realidade da Organização.
8. Acompanhamento Definição da periodicidade e metodologia da revisão e avaliação do Planejamento. Estratégico.
Atendimento ao Público
Dotar os treinandos de ferramentas concretas para melhorar o atendimento ao público e, consequentemente, a prestação jurisdicional.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter aprendido e treinado métodos para melhorar o atendimento ao público.
1.Aprendendo com os erros e acertos Análise de casos de atendimentos ruins e de sucesso.
2. Desmembrando o atendimento O eu, o outro, o pedido, a resposta. 2.1 Eu Autoconhecimento; Motivação; Desenvolvimento de qualidades. 2.2 Outro Expectativas x Aceitação; Emoções subjacentes. 2.3 Pedido Escuta ativa. 2.4 Resposta Comunicação assertiva
3. As etapas do atendimento Introdução; Atendimento; Fechamento.
4.Atendimento de excelência na prática Exercícios práticos.
Capacitação de Novos Gestores
Capacitar servidores para assumirem cargos de gestão, desenvolvendo competencias de liderança, organização, comunicação e relacionamento interpessoal.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter definido e colocado em prática novas estratégias de procedimentos, processos, organização ou gestão em suas unidades e avaliado os resultados desta implantação.
1. Liderança Motivação do líder; Competências necessárias; Estilos de liderança; Possíveis papéis desempenhados pelo líder (coach, professor, mentor, consultor).
2. Organização do trabalho (Re)conhecendo a equipe; Divisão de tarefas; Delegação x maturidade; Reuniões eficazes; Avaliação de desempenho.
3. Comunicação assertiva Feedback; Elogio; Discordâncias.
4. Relacionamento 360° (subordinados, superiores, pares e clientes); Resolução de conflitos; Enfrentamento de crises.
Preparação para Aposentadoria
Oportunizar aos servidores que estejam próximos a se aposentar autorreflexão e discussão sobre os vários aspectos que envolvem a aposentadoria, bem como sobre as diversas áreas da sua vida, valores, seus propósitos e visão de futuro, viabilizando um desligamento da Instituição com qualidade, ou seja, preparado para essa nova etapa, tão importante na vida do servidor.
#resultadosAo final do treinamento, os participantes deverão ter elaborado o planejamento para ser implementado após a aposentadoria.
1. Reflexão Autoconhecimento e ampliação da visão sobre as diversas áreas da vida, os diversos aspectos que influenciam a fase de transição. 1.1 Áreas da vida 1.4 Talentos 1.2 Valores 1.5 Resgate dos sonhos 1.3 Necessidades 1.6 Atividades 1.7 Propósito
2. Análise Compilação das reflexões, para uma análise conjunta e a tomada de decisão dos rumos da nova vida, após a aposentadoria.
3. Ação Elaboração de um plano de ação para implementação dos objetivos almejados.
Temas on-line
Prontos e disponíveis em plataforma EAD.
VISÃO SISTÊMICA
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
GESTÃO DE CONFLITOS
Conceitos
Importância da Visão Sistêmica
Servidor x Instituição
Micro x Macro
Foco nos pontos fortes
Eu/outro/relação
Expectativas x Aceitação
Emoções positivas e negativas
Emoções subjacentes
Falar x Ouvir
Conflito interno x externo
Conflitos produtivos x desnecessários (custo de não administrar um conflito)
Emoções por trás do conflito
Conhecer a si e o outro para administrar conflitos
Assédio Moral: o que é/ como identificar/ o que fazer
FEEDBACK
CRIATIVIDADE e APRIMORAMENTO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Importância do Feedback
Dar x Receber
Críticas, sugestões e opiniões contrárias
Argumentação x diálogo
Elogio/ Reconhecimento Construtivo – método EMC
Momento ideal (quando dar feedback)
Problemas x soluções
Infinitas possibilidades
Inputs
OpenMind
GAPs nas rotinas de trabalho
Tempo x qualidade
(Re)conhecendo a equipe
Divisão de tarefas
Organização do ambiente
Otimização de procedimentos
Reatividade x Pró-atividade
Trabalho (extra)ordinário
Antecipação x Priorização
LÍDER COACH
GESTÃO DO TEMPO
QUALIDADE DE VIDA
HABILIDADES
Escuta Ativa
Perguntas Poderosas
Foco na solução
Reconhecimento das potencialidades
CONVERSA COACH
Foco/ Valor/ Plano A/ Plano B/ Fechamento
OUTRAS APLICAÇÕES DO COACHING
AUTOCONHECIMENTO/CLAREZA
Quem sou (crenças/rótulos/energia)
Onde estou / Aonde chegar
PLANEJAMENTO
Por que/ O que/ Como/ Quando
ORGANIZAÇÃO
Dia-Prioridades/ Ambiente/ Tempo-Prazos
AÇÃO
Foco/ Desafios/ Escolhas/ Ralos de Atenção
HÁBITOS
MÉTODO SAAMS
SEGREDOS DA JUVENTUDE
SONO E MEDITAÇÃO
Como acalmar sua mente e dormir em paz.
ALIMENTAÇÃO
O segredo de comer a vontade e viver mais
ATIVIDADE FÍSICA
Como gerar energia para o seu dia
MENTALIDADE/MINDSET
Aprenda a pensar como um campeão
SUPLEMENTOS
Vitaminas para sua vida
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
CONCEITOS BÁSICOS
RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL:
Para além da torneira fechada | Tudo começa por nós | O que, de fato, podemos fazer?l | O papel da família | O papel da comunidade | Rompendo paradigmas
RESPONSABILIDADE COLETIVA:
Gestão Empresarial | Responsabilidade Estatal | Responsabilidade Comum
RESPONSABILIDADE INTEGRAL: BUSCANDO O SER ECOLÓGICO
A Complexidade da Vida | A ecologia da Mente | As três ecologias | A terra enquanto pátria | Saúde e Meio Ambiente